PRIMAVERA: HORA DE LIMPAR EQUIPAMENTOS PARA MANEJO DE ÁREAS VERDES

O período que antecede a chegada da primavera é marcado pelo aumento do volume de chuvas e, por isso, os cuidados com as áreas verdes precisam ser redobrados – começando pela manutenção dos equipamentos. Algumas pessoas se esquecem de tomar alguns cuidados básicos com as máquinas antes de começar a usá-las e isso faz com que o equipamento tenha uma queda de produtividade ou até se torne inutilizável.

 

Para você que tem dúvidas na hora de tirar a poeira de roçadeiras, aparadores, cortadores de grama e tratores, saiba que há maneiras de colocar estes equipamentos em atividade de forma segura. De acordo com o Técnico de Produto da Husqvarna, Paulo Figueiredo, “a manutenção preventiva é sempre mais econômica que a corretiva”, lembrando que a manutenção preventiva e troca de peças devem ser realizadas por profissionais das Revendas e Assistências Técnicas Autorizadas Husqvarna.

 

Veja as principais medidas que devem ser tomadas na primavera antes de se iniciar os trabalhos no jardim para todos os equipamentos de manejo de áreas verdes. 

CONFIRA:

 

Motor: verifique a existência de resíduos de combustível das temporadas passadas e descarte-os em local seguro e passível de coleta;

 

Filtro de ar: se for de feltro ou de espuma, realize a limpeza com água e sabão. No caso de filtros em papelão, tipo automotivo, realize a troca se sinais de obstrução forem identificados;

 

Filtro de combustível: faça a substituição;

 

Vela: observe a folga entre os eletrodos, ela deve ser de aproximadamente 0,5 mm. Em caso de acúmulo de carvão, faça a limpeza. Se existirem sinais de corrosão, a vela deverá ser substituída.

 

No caso de Aparadores de grama e Roçadeiras, lubrifique a caixa de transmissão e verifique possíveis trincas na lâmina. Se for necessário, faça a afiação. Caso utilize fio de náilon, verifique se existe quantidade suficiente de fio no conjunto.

 

Já para Cortadores de grama e Tratores cortadores de grama, a diferença está no óleo do motor, que precisa ser trocado, utilizando sempre o produto recomendado pelo fabricante e oconjunto de corte em que é necessário verificar as possíveis trincas na lâmina e fazer a afiação. Em máquinas com dispositivo de tração, limpar a correia de tração ou substituir em caso de desgaste. Outra dica é lubrificar todos os pontos com bicos de aplicação de graxa.

 

Fonte: Mundo Husqvarna